"Santifica os que amam a beleza da Tua casa"

Este video registra imagens da celebração da Festa da Exaltação da Santa e Vivificante Cruz do Senhor, realizada no Seminario e Academia Teológica Ortodoxo de São Petesburgo (Patriarcado de Moscou).

Toda a beleza e piedade que a Santa Igreja de Cristo oferta ao mundo, advem do seu incansável amor a Deus e aos homens.

A Deus ela oferta os seus humildes esforços, em uma constante confissão, uma constante espera, com temor e alegria.

Aos homens, ela chama, a cada um de nós, para se juntar neste esforço, para que a nossa vida seja tomada por esta beleza, por este jubilo, por este amor.

Na Igreja, como que por uma fresta, vislumbramos a realidade, um pouco sobre o mundo futuro, aquele que será totalmente transfigurado pelo Senhor, Rei de todos.

Que Deus nos permita, enquanto ainda podemos, olhar com veneração para a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, nos unirmos a ela, para que com ela possamos viver em oração, para que o Sagrado Reino ja possa viver em nós neste mundo.

"Salve, vivificante Cruz,/ troféu invencível da piedade, porta do Paraíso,/ conforto dos fiéis, fortaleza da Igreja;/ por ti foi anulada a corrupção,/ aniquilado e abolido o poder da morte;/ e por ti fomos elevados da terra para o céu./ Arma invencível, adversária dos demônios,/ glória dos Mártires, verdadeiro ornamento dos Justos e dos Santos,/ porta de salvação,// por ti veio ao mundogrande misericórdia."

quarta-feira, 2 de junho de 2010

O uso do véu na Igreja



Em um santo templo ortodoxo, as mulheres usam véu. Isso significa dizer que todas as mulheres que adentram um santo templo ortodoxo devem estar com as suas cabeças cobertas por um véu, independentemente se estas mulheres são ou não fiéis ortodoxas.

Da parte destas, temos a questão primordial de obediência ao ensino da Igreja,obediência que não deve ser observada de forma pontual ou flexível, adotando aquilo que mais parece conveniente e refutando o que lhe parecer desconfortável.
O termo é obediência e não concordância.

Já as mulheres não ortodoxas, a obrigatoriedade de comparecer ao Santo Templo com as cabeças cobertas, se dá pela observância do respeito ao senso de piedade dos membros da Igreja Ortodoxa, que entre outras coisas, prescreve como necessário o uso do véu para as mulheres que adentram o Templo.

Ao comparecer a uma celebração do Sacramento do Matrimônio, os convidados não ortodoxos devem ter em mente que a celebração que se realizará no Templo é um ato sagrado para os noivos, que são antes de qualquer outra coisa, filhos devotados da Santa Igreja Ortodoxa. O mínimo que se pode esperar, como atitude de amizade ao noivos, é que seus convidados tenham a exata dimensão do que significa o Sacramento.

A festa secular virá depois da Celebração, fora do âmbito do Templo,onde os costumes mundanos e destituídos do senso de sacralidade podem ser exercidos sem maiores limites. Contudo, espera-se que indivíduos adultos saibam distinguir entre as atitudes diferenciadas em ambientes distintos.

A Santa Igreja Ortodoxa recebe com amor maternal e caridade todos os que adentram aos seus santos templos com o sentimento de fé, devoção e respeito. O uso do véu por parte das mulheres, é um sinal inequívoco de respeito.

As mulheres na Igreja Ortodoxa cobrem a cabeça quando no templo em memória Daquela que trouxe ao mundo o Próprio Salvador. Se a Mais Pura e Abençoada compreendia ser lícito cobrir a cabeça, será que as mulheres cristãs podem considerar o uso do véu como algo antiquado ou ridiculo?

Ao cobrir a cabeça quando no Templo, as mulheres atentam para a Santa Tradição da Igreja e para o que ensina as Sagradas Escrituras.

É comum que críticos deste costume piedoso, indiquem que o véu é um
"símbolo de submissão". É portanto necessário expor que tal informação é verdadeiramente correta. Pois aqui tratamos da submissão de nossa vontade à Autoridade de Deus. Mais uma vez, a mulher ortodoxa tem em mente a Toda Pura e Santa Mãe de Deus, que se submeteu integralmente em obediência à Autoridade de Deus, conforme apreendemos de Suas santas palavras : "Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra".

As mulheres na Igreja Ortodoxa vêem a Mãe de Deus e todas as santas de nossa Igreja como suas ancestrais espirituais e verdadeiros exemplos para a conduta na vida.
Em nossos ícones, a Mãe de Deus e todas as santas invariavelmente são registradas com o véu, o que indiscutivelmente remete a um sinal de modéstia e castidade.

As mulheres ortodoxas compreendem o uso do véu na integralidade do seu valor espiritual, considerando acertadamente que tal símbolo é resultante do verdadeiro respeito e honra que a Santa Igreja de Cristo reserva às mulheres de todas as épocas.

Nenhum comentário: